Paranaguá/PR. Nesta quarta-feira (30/4), ocorreu a XXI fase da Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (AIFA) em ação conjunta da Polícia Federal com os órgãos Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Guarda Civil Municipal (GCM), Instituto da Água e Terra (IAT) além das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Obras, Assistência Social, Urbanismo e Segurança Pública de Paranaguá/PR.
A operação, que acontece desde setembro de 2023, envolve órgãos federais, estaduais e municipais e tem o objetivo de combater os crimes ambientais de ocupação irregulares em áreas de proteção ambiental e a degradação dos manguezais da região.
A região alvo da incursão de hoje encontra-se à beira do rio do Chumbo, possuindo uma faixa de quase 1km e área total de quase 57 mil km², abrangendo regiões de edificações residenciais e comerciais, tais como marinas e estacionamento de caminhões.
Na ação desta quarta-feira, até o momento, foram retirados 15 caminhões, com cerca de 18 ton de aterro cada. Além disso, diversos moradores e representes de estabelecimentos comerciais estão sendo notificados em relação ao dano ambiental pela construção em área de mangue, os quais deverão comparecer nos órgãos atuantes para apresentar documentação do imóvel.
Comunicação Social da Polícia Federal em Paranaguá/PR
E-mail: [email protected]
FONTE: Polícia Federal