Recife/PE. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) deflagrou, nesta sexta-feira (16/5), a Operação Conexão Cuiabá, com objetivo de desarticular atividades de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro praticadas por uma organização criminosa com atuação em diversas cidades do Nordeste e Centro-Oeste do país. As ações ocorreram nos municípios de Camaragibe, Carpina e São Lourenço da Mata, em Pernambuco, e em João Pessoa, na Paraíba.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. A investigação revelou que o grupo criminoso exercia forte influência principalmente na cidade de Camaragibe/PE, com ramificações em São Lourenço da Mata, Recife, Carpina, além de conexões interestaduais com a Paraíba e o Mato Grosso. A organização é apontada como responsável por diversos homicídios motivados por disputas territoriais, vinganças e retaliações relacionadas ao tráfico.

Durante o cumprimento das medidas judiciais, duas mulheres foram presas em flagrante. Com elas, foram apreendidos 78,11 quilos de cocaína, 1,82 quilo de maconha, além de um revólver calibre .38. Elas poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e posse ilegal de arma de fogo.

Na capital paraibana, as buscas ocorreram em uma residência ligada ao principal investigado. No imóvel, foi apreendida uma grande quantia em dinheiro.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco – FICCO/PE – é composta pela Polícia Civil de Pernambuco (PE), Polícia Federal (PF), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), Secretaria de istração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SAP-PE) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco
Contato: (81) 2137-4076

E-mail: [email protected]

FONTE: Polícia Federal